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segunda-feira, 31 de março de 2014

Um novo jeito de fazer contas

                                       Um novo jeito de fazer contas

Foto Gustavo Lourenção

 



        Ao lidar com o conceito de campo aditivo, você perceberá que as diferenças de abordagem em relação à maneira tradicional não se restringem ao enunciado: os caminhos que o aluno usa para resolver o desafio do enunciado são importantes e devem ser valorizados na discussão em grupo.
PERSPECTIVA ANTERIORPERSPECTIVA
DO CAMPO ADITIVO
ENUNCIADOA incógnita está sempre
no fim do enunciado
(5 + 5 = ?; 16 - 3 = ?)
A incógnita pode estar em qualquer parte do enunciado
(? + 5 = 10; 16 - ? =13)
PALAVRA-CHAVEPalavras como "ganhar" e "perder" dão certeza ao aluno sobre a operação a ser usadaNão se estimula o uso. As crianças precisam analisar os dados do problema para decidir a melhor estratégia a ser utilizada
COMO O
ALUNO PENSA
Para chegar ao resultado, é preciso saber qual operação usar (soma ou subtração)Com várias possibilidades de chegar ao valor final, o aluno tem mais autonomia e o pensamento
fica menos engessado
RESOLUÇÃOEstá diretamente ligada à operação proposta no enunciadoEstá atrelada à análise das informações e à criação de procedimentos próprios
INTERAÇÃO
COM O ALUNO
Cabe ao professor validar ou não a resposta encontradaO professor propõe discussões em grupo e o aluno tem recursos para justificar seus procedimentos
REGISTROConta armadaO percurso do raciocínio é valorizado, seja ele feito com contas parciais, armadas ou não, desenho de pauzinhos ou outra estratégia

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